quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Capital humano

Acabo de ler um artigo que trata de um livro de Simon L. Dolan e Ramón Valle Cabrera sobre Gestão de recursos humanos: como atrair, reter e desenvolver com sucesso o capital humano em tempo de transformação (Madri, McGraw Hill, 2007).
Tirando o palavreado típico dos consultores, selecionei uns trechos interessantes. Um deles é este abaixo que fala do tal capital humano de uma empresa. OU seja, nós pobres mortais. Isso se aplica a qualquer empresa, inclusive a jornalística. E fala umas coisas pertinentes na onda em que alguns jornais estão surfando....
"O capital humano de uma empresa deve ser medido por sua capacidade de gerar valor e pelo grau de conhecimento que possui, que são ambos fatores determinantes de competitividade. No momento em que se identifica esse capital humano, procurando administrá-lo adequadamente, a probabilidade de superar situações de crise será maior do que a da concorrência. Se administrarmos corretamente o talento, estaremos em melhores condições para enfrentar a crise.
O talento tem a ver com a sensação de fluidez e, portanto, quando o colocamos para funcionar, ocorrem cinco condições de fluxo: desafio, meta, retroalimentação, controle e concentração. Uma empresa que desenvolve a confiança e gera as condições descritas, incentiva seus talentos humanos a superar a meta estabelecida."

Em linhas gerais é isso. A questáo é como reter talento num ambiente como uma redação???